A TECNOLOGIA ALIADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA

Breno Luiz Soares Cardoso





INTRODUÇÃO

O ensino não é somente um processo de entrada e saída de informações nem tão pouco pode ser considerado a partir de uma área do desenvolvimento isolada e marcada pela certeza e pela inalterabilidade.

O ensino é, na verdade, um processo educativo que está permanentemente sendo avaliado e revisado, para atender a necessidade dos alunos, com vistas a alcançar uma compreensão de todo o contexto no qual ele está inserido. sendo assim, esse processo deve ser direcionado à prática global, considerando de forma indispensável o avanço tecnológico e as variações socioeconômicas e culturais pelas quais passam a sociedade.

Do ensino decorre a aprendizagem, que é o caminho para se atingir o crescimento, a maturidade e o desenvolvimento como pessoa no mundo organizado e globalizado. Nesse sentido, a escola exerce um papel fundamental no favorecimento da aprendizagem efetiva dos seus alunos pois promove o crescimento de todos em relação a compreensão de mundo e sociedade.

Nesse processo, professor assume papel de formador ou mediador da aprendizagem instigando o desenvolvimento desta através de ferramentas pedagógicas que venham a contribuir para a construção do conhecimento. É nítido que diferentes estímulos podem atuar de forma diferente nas áreas cerebrais e emocionais do indivíduo sendo de fundamental importância para o seu aprendizado a aplicação de métodos diferenciados de ensino.

Referindo-se ao ensino da matemática é de extrema importância que o professor promova desenvolvimento de atividades que explore a aplicação desta. neste contexto as novas tecnologias de informação e comunicação trazem em sua trajetória uma perspectiva inovadora básica a inter-relação entre pesquisa formação e prática com o uso das tecnologias.

Para os parâmetros curriculares nacionais no ensino de matemática o professor deve identificar as principais características da ciência métodos e ramificações conhecer a história de vida dos alunos seus conhecimentos informais sobre determinados assuntos suas condições psicológicas sociológicas e culturais tendo clareza de suas próprias concepções sobre a matemática uma vez que a prática em sala de aula , sabendo escolher de forma adequada as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas definindo os objetivos contexto de ensino e formas de avaliação.

Sabe se que a tecnologia em suas distintas configurações e usos componho dos principais agentes de transformação da sociedade pelas modificações que exercem nos meios de produção e por suas consequências no cotidiano das pessoas. Nesse emaranhado tecnológico das escolas não é muito diferente pois mediante essa pandemia vivenciada no último ano é notório que o uso de tecnologia para o ensino para aprendizagem para a disseminação do conhecimento matemático se tornou cada vez mais real eis que foi necessário o uso indistinto de recursos tecnológicos para o desenvolvimento e aprendizagem dá matemática como também de diversas disciplinas.

Ponderando a sociedade tecnológica e as constantes mudanças e transformações pelo qual o ensino passou este tema abordado tem como objetivo geral averiguar o uso de tecnologia aliada a matemática para a construção de efetiva aprendizagem.

Pretende-se verificar os pontos benéficos do uso da matemática do uso da tecnologia na matemática como recursos importantes para favorecer a interpretação das escritas cálculos e criação de conceitos matemáticos. será avaliado o uso dessas tecnologias como ferramenta que auxiliam o processo de construção do conhecimento favorecimento da possibilidade do aluno pensar refletir agir criar soluções no âmbito matemático



2. DESENVOLVIMENTO

O Uso das tecnologias em prol do ensino e aprendizagem a matemática para o ensino fundamental II. Sabendo que as tecnologias estão presentes no cotidiano de cada indivíduo, cabe às instituições escolares se adequarem a esta realidade. Sendo assim, este estudo busca resposta ao seguinte questionamento: “As tecnologias aliadas ao processo de ensino da matemática podem favorecer sua aprendizagem?

A Matemática é uma ciência que relaciona a lógica com situações práticas habituais. Ela desenvolve uma constante busca pela veracidade dos fatos por meio de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, prosseguindo em constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos

Tradicionalmente o ensino da matemática sendo foi realizado de forma presencial, contando a presença dos alunos, com a presença do professor, e dos materiais já conhecidos, quadro negro nas escolas públicas ou quadro branco, atualmente nas escolas particulares, giz ou pincel atômico.

Com o decorrer do tempo foram implementados outros recursos como retroprojetor, e hoje, atualmente os Datashow, internet, programas voltados para desktop e smartphones.

Todas as atividades que competem a um professor de Matemática, seja de nível fundamental, médio ou superior, não se resume apenas em aulas expositivas ou atividades escritas, cópias de livros, apostilas, etc.

Desde o seu planejamento até as execuções das avaliações, é necessário ter, para uma melhor organização, um conjunto de ferramentas capazes de agilizar e facilitar todo o processo educacional, desde o professor até o estudante.

Neste sentido, a Informática nos dá uma infinidade de softwares capazes de auxiliar o desenvolvimento de nossas atividades como professor de Matemática e em outras áreas também. A variedade de programas disponíveis na internet é tanta, que nos deixa numa difícil tarefa de escolher quais os softwares mais adequados para cada tipo de atividade.

A tecnologia tem inovado os estudos na área da Matemática, contribuindo de forma ativa e dinâmica na melhoria do ensino-aprendizado dos alunos. Os computadores consistem numa ferramenta muito importante para o ensino da Matemática, pois através de programas podemos relacionar a teoria com a prática, auxiliando na fácil compreensão e assimilação dos conteúdos programáticos.

Os laboratórios de informática deverão ser utilizados para o desenvolvimento das aulas envolvendo os softwares. Primeiramente devemos apresentar o conteúdo através de uma aula expositiva e comentada, e resolver exercícios. Após a introdução e compreensão do conteúdo, iremos complementar com as aulas no laboratório utilizando os programas matemáticos educacionais.

Com diversos aplicativos tecnológicos para o desenvolvimento da matemática, como os programas WINMAT, para construir matrizes, cálculo de determinantes, matriz inversa, matriz transposta, polinômio característico da matriz. Além dele temos o Cinderella, para figuras hiperbólicas e esféricas, o Dr. Geo, para figuras geométricas e propriedades, dentre outras na geometria e ainda o winplot, para construção de gráficos de funções elementares em duas e três dimensões. Sem falar no Excel e demais programas.

Com o advento e evolução gigantesca da tecnologia, como o ensino e o aprendizado da matemática foi afetado. Pode se verificar se foram ferramentas que motivaram o estudo da matemática ou favorecem que o aluno se tornasse cada vez mais desinteressado, pois é somente informar os dados a um programa que está tudo pronto.

Desta forma, a metodologia utilizada para a realização do trabalho ocorreu de forma paulatina, com visita em uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Na visita a escola, foi realizado um passeio pelo ambiente interno e depois, em um bate papo com o diretor, vice-diretor, coordenadora e professor de matemática foi disponibilizado um questionário para verificar junto ao aluno seu aprendizado com o ensino da matemática ocorrido de forma remota e utilizando os novos recursos tecnológicos implementados pelo Estado e pelo professor.

A abordagem metodológica foi sustentada por uma metodologia qualitativa onde foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando suas particularidades e experiências individuais.

O intuito da abordagem realizada é elucidar o dia a dia vivenciado pelos alunos no ensino/aprendizagem da matemática utilizando recursos tecnológicos.

O foi realizada uma pesquisa de campo com o condão de observar, coletar, analisar e interpretar os fatos e fenômenos que ocorrem dentro dos ambientes. Essa etapa possibilita extrair dados e informações da realidade do objeto de estudo.

Apesar da vasta apresentação teórica conferida em leis, e artigos, não foram levadas em consideração nem implantadas nem ação para que o uso dos recursos tecnológicos fosse utilizado pelos alunos na íntegra, esbarrando na situação caótica que se encontra o ensino público no nosso país.



2.1. A MATEMATICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A matemática é uma ciência essencial na solução de vários tipos de problema sendo que pode ser descrita como um método que disponibiliza instrumentos eficazes para compreender e atuar no mundo que nos cerca.

Para Carvalho, 2009, na matemática ocorre o desenvolvimento de estruturas abstratas baseadas em modelos concretos, pois, além de método, a matemática é um meio de comunicação que requer uma prática constante de forma clara e universal. Logo, quem possui conhecimento matemático deve fazer parte do patrimônio cultural da humanidade eis que possui características e procedimentos próprios que também tem evoluído no contexto de suas ciências.

De acordo com os PCN, o ensino da matemática no ensino fundamental tem o condão e conduzir o aluno a compreender e transformar o mundo a sua volta através das relações qualitativas e quantitativas, possibilitando solucionar problemas e as interconexões com as demais áreas do conhecimento, contribuindo para ampliar a autoconfiança no seu fazer matemático e interagir adequadamente com seus pares.

Neste contexto o professor tem um papel muito importante, qual seja, analisar e refletir o motivo pelo qual a maioria dos alunos descreve a matemática como uma ciência de difícil compreensão. Desta feita, acredita-se mudanças devem ocorrer de forma urgente, não só no que ensinar, mas principalmente no como ensinar e avaliar, no como organizar situações de ensino e aprendizagem.

No caso das aulas virtuais, até então implementadas no cotidiano durante o cenário pandêmico, através da plataforma moodle, foi observado que o implemento de algo novo, nova forma de ensino, de aprendizagem, que o corpo docente teve que se adequar, na tentativa, emergencial, de suprir a necessidade de levar aos alunos o mínimo possível do ensino, despertou um interesse do aluno, que, aparentemente se sentiu mais à vontade e mais motivado com as aulas a distância. Talvez por se tratar de algo novo, diferente, com o uso de ferramentas tecnológicas diferenciadas para a solução do dos problemas e equações do dia a dia, fugindo da mesmice do cotidiano. Destarte, a matemática deve ser vista, pensada e trabalhada como um processo em permanente evolução permitindo por parte do aluno a construção e a apropriação do conhecimento perceber isso é compreender o mundo à nossa volta e poder atuar como cidadão.



2.2. A ERA TECNOLÓGICA

A era tecnológica com seus avanços trouxe fatores multiplicadores das tecnologias da informação a todas as tarefas e áreas humanas, exigindo assim que o profissional da educação se aprimorasse, se atualizasse para que a produtividade do aluno inserido neste contexto seja realmente concretizada. Impende frisar que as constantes mudanças promovidas pelas tecnologias de informação marcaram de forma a se espalhar por todos os Campos do saber e da vida humana.

Neste sentido as novas tecnologias podem ser aproveitadas pela educação são muitos os avanços no chamado Cyber espaço os pais podem contribuir para esta área do conhecimento, no entanto apesar dos avanços tecnológicos das novidades no campo virtual não se exclui a necessidade de colocar o aluno em contato com o conteúdo hoje em dia os conteúdos também são pode também podem ser fornecidos de forma virtual através de arquivos em nuvem ou nos próprios nas próprias plataformas mudou de aula.

Evidentemente o professor deve exercer um aprendizado continuado, pois, além de diversas novidades no campo da ciência matemática ainda assim deve-se aprimorar no campo das tecnologias, algo que veio para ficar pois facilita o acesso ao conhecimento bem como diversas formas de aprendizagem

A sociedade atual é marcada pela manifestação de um mundo altamente tecnológico, que atinge o mundo mudando a forma de se comunicar, de produzir e de agregar novas informações ao cotidiano de maneira globalizada. Essa nova forma, cedo ou tarde chegaria a escolas, atingindo o processo de ensino por constantes mudanças.

Hoje é comum o uso de computador, tablet, smartphone, internet, ferramentas de buscas e pesquisas, dentre outras tecnologias como ferramenta quase que indispensável para as realizações humanas e este fato além de atingir o cotidiano das pessoas também é considerável no que tange ao processo de aprendizagem.

Essas ferramentas tecnológicas tornaram-se nas últimas décadas, instrumentos essenciais na investigação, aprendizagem, ensino e conhecimento em praticamente todas as áreas científicas.



2.3. MÍDIAS PARA O APOIO AO ENSINO DA MATEMÁTICA

Sabe se que antes de a criança chegar à escola e ela já tem passado por processos de educação importantes, como o familiar e o da mídia. No ambiente familiar, mais ou menos rico cultural e emocionalmente, a criança vai desenvolvendo as suas conexões cerebrais, seus roteiros mentais, emocionais e suas linguagens. Quanto à mídia, através desta, a criança aprende a informar-se, a conhecer, a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, desenvolvendo a partir daí vários outros sentimentos (Moran, 2011).

A relação com a mídia deve ser prazerosa, não sendo obrigatória seu uso e relacionamento para ninguém. Assim sendo, nota-se que ela deve ocorrer advindo através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa durante o período escolar. A mídia mostra o mundo de outra forma. Um mundo mais fácil, mais agradável, compactuando com a fala do cotidiano dos sentimentos, das novidades. A mídia continua educando e, como contraponto, a educação convencional educa enquanto estamos entretidos.

Referindo-se ao ensino da matemática, de acordo com Moran (2011), são muitas mídias que podem favorecer o processo de ensino e refletir uma aprendizagem mais prazerosa e efetiva. Podemos destacar como exemplo midiático, a televisão que desenvolve formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, inserindo linguagens e mensagens que facilita a interação com o público. Neste sentido, pode-se destacar os videoclipes que chamam e prendem a atenção dos alunos.

Neste diapasão, temos ainda o computador, que é uma ferramenta que promove a interação da pessoa com o resto do mundo através da rede mundial de computadores. Além disso, os computadores apresentam vários recursos, programas, facilitando a comunicação, permitindo pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares e ideias.

Professores e alunos podem se utilizar desta ferramenta e criar por exemplo páginas da internet, como Cyberespaço de encontro, ferramentas, aplicativos, bem como um espaço próprio virtual para visualização.

Como se não bastasse, muitos softwares são disponibilizados pela rede mundial de computadores permitindo que o professor disponibilize as matérias, oriente as atividades dos alunos, promovam a pesquisa em grupo, discuta assuntos em fóruns e chats.

Portanto, o professor de matemática que tem uma visão pedagógica aberta, poderá se utilizar destes softwares simples da internet para melhorar a interação presencial e virtual entre todos, como também disponibilizar algumas ferramentas de solução de atividades e de exercícios, presentes na internet.

Em relação à internet, os alunos precisam ter domínio das ferramentas, aprendendo e navegando, fatores que certamente contribuirão para auxiliar o professor a estabelecer uma conexão virtual permanente com os eles, possibilitando levar informações importantes, esclarecendo dúvidas e etc.

O uso da internet com critério pode-se se tornar um instrumento significativo para o processo educativo na disciplina de matemática. Ela possibilita o uso de materiais diversificados, sons, imagens e vídeo que subsidiam a produção do conhecimento. Além disso, propicia a criação de ambientes ricos, motivadores, interativos, colaborativos e cooperativos (Mora, 2011).



2.4. DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DE MATEMÁTICA

Os desafios enfrentados pelos professores em sala de aula são diversos, o que não é diferente para o profissional da matemática.

Os questionamentos feitos a respeito dos desafios relacionados ao ensino da Matemática não se encontram na necessidade ou na importância deste ensino, visto que no âmbito escolar o ensino e a aprendizagem matemática são considerados essenciais à formação dos educandos de maneira unânime por toda a comunidade. Os maiores desafios se encontram calcados na formação dos educandos, uma vez que o que se aprende no ambiente acadêmico na maioria das vezes diverge do que se encontra na realidade das escolas.

[…] parte dos problemas referentes ao ensino de matemática estão relacionados ao processo de formação do magistério, tanto em relação à formação inicial como a formação continuada. Decorrentes dos problemas a formação de professores, as práticas na sala de aula tornam por base os livros didáticos, que infelizmente, são muitas vezes de qualidade insatisfatória. A implantação de propostas inovadoras, por sua vez, esbarra na falta de uma formação profissional qualificada, na existência de concepções pedagógicas inadequadas e ainda, nas restrições ligadas às condições de trabalho. (BRASIL, 1997, p.22)

Outro problema se encontra na dificuldade que os educadores têm de facilitar a compreensão da Matemática, onde o ideal seria torná-la uma disciplina de fácil absorção para os educandos, esta dificuldade pode ser atribuída à sua complexidade no ambiente acadêmico e no campo de construção da Matemática enquanto ciência.

Silveira (2002), explica que existe um sentido pré-constituído evidenciado na fala dos alunos de que a matemática é difícil. Segundo a autora o aluno sente medo da sua dificuldade e vergonha por não a aprender.

Percebe-se uma necessidade em romper com este sistema de ensino engessado no mecanicismo, onde, ao professor caberá, portanto, pensar em estratégias para tornar esta disciplina algo mais próxima do aluno, da sua realidade, das suas vivências, buscando mostrar que a Matemática serve como mediadora da sociabilidade, auxiliando-os na resolução das suas problemáticas, tornando a disciplina algo de fácil compreensão para os aprendizes sem abandonar a responsabilidade em transmitir um saber com a devida veracidade científica.

A insatisfação revela que há problemas a serem enfrentados, tais como a necessidade de reverter um ensino centrado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. Há urgência em reformular objetivos, rever conteúdos e buscar metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama (BRASIL, 1997, p.15)

É esta problemática que mostra uma realidade em que os professores se encontram perdidos em qual seria o ensino matemático mais adequado, se um ensino formal voltado para a teoria ou um ensino não formal voltado à prática cotidiana, somada a falta de recursos adequados que caracteriza também a realidade das escolas observadas nesta pesquisa. Para que estas questões sejam resolvidas é necessário que uma série de mudanças sejam concretizadas no sistema de ensino a começar pela discussão de qual caminho seguir a depender das necessidades objetivas de cada escola e de cada grupo de educandos.

Sem pretender estabelecer qualquer hierarquia de prioridades, rapidamente descreveremos alguns aspectos, conceitos ou instrumentos didáticos partilhados no ensino de todas as ciências e no da Matemática, começando por considerações sobre o papel do professor, que, conhecendo os conteúdos de sua disciplina e estando convicto da importância e da possibilidade de seu aprendizado por todos os seus alunos, é quem seleciona conteúdos instrucionais compatíveis com os objetivos definidos no projeto pedagógico; problematiza tais conteúdos, promove e media o diálogo educativo; favorece o surgimento de condições para que os alunos assumam o centro da atividade educativa, tornando-se agentes do aprendizado; articula abstrato e concreto, assim como teoria e prática; cuida da contínua adequação da linguagem, com a crescente capacidade do aluno, evitando a fala e os símbolos incompreensíveis, assim como as repetições desnecessárias e desmotivantes. (BRASIL, 2000, p.51)

Outro aspecto a ser observado estar em perceber quais as causas das dificuldades de cada aluno, já que entre os fatores que desencadeiam as dificuldades podemos elencar também os fatores cognitivos e culturais, influenciam em tais déficits de aprendizagem. No sentido de discutir as possíveis causa dos problemas relacionados ao ensino-aprendizagem do aluno, foi observado que o sistema de ensino pode ser melhorado, tanto em relação aos professores, como à participação da família, comunidade e melhoria da qualidade de ensino em geral. (ALMEIDA, 2006).



2.4. IMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE

Em contato com o docente de matemática e com a turma, foi realizado um questionário durante a aula sobre os pontos positivos e negativos da inserção da tecnologia no estudo ensino aprendizagem da matemática. Além disso, foi passado uma atividade em que os alunos puderam utilizar de uma ferramenta tecnológica para a resolução de certo problema matemático.

Foi possível perceber que a partir da aplicação desta prática de estudo acompanhado da pesquisa os alunos utilizando das ferramentas tecnológicas indicadas na atividade tiveram vontade e disciplina tanto para realizar a atividade proposta quanto também para responder e participar do questionário durante a explicação de como a atividade se transcorreria pôde ser observado que a maioria dos alunos estava atenta quanto às informações esforçando-se ainda para fazer anotações interagindo integralmente como contexto que lhes estava sendo proposto



2.5. RESULTADO

Diante disso, ao analisar as questões propostas, foi possível verificar que a maioria dos alunos, no total de doze, informaram que a explicação ministrada antes da atividade ajudou no entendimento do conteúdo e na construção da aprendizagem. Em sentido contrário, alguns não conseguiram compreender o que estava sendo proposto, achando que atividade era complicada e difícil de ser concluída, no total de seis alunos.

Ao questionar o motivo pelo qual a minoria dos alunos informou não terem entendido o que foi explicado de forma preambular, para realização do exercício, estes mencionaram que estavam dispersos, além de possuírem dificuldade em solucionar e aprender matemática.

Na questão seguinte foi perguntado sobre a facilidade de realizar a atividade utilizando a ferramenta PhotoMath para a resolução de frações. Aí a surpresa, 15 dos alunos que participaram da experiência disseram que foi de fácil utilização, conseguindo solucionar as 5 questões fracionárias propostas em pouquíssimo tempo. No entanto, 02 apresentaram um pouco de dificuldade, mas concluíram o experimento, enquanto 01 não conseguiu fazer.

No segundo momento da entrevista, foi questionado aos alunos qual o nível de satisfação quanto as aulas online. Dos alunos que participaram 16 manifestaram que estavam felizes pelas aulas online, pois podiam dar continuidade aos seus estudos, bem como voltar a ter contato com os colegas e com o professor, que auxilia sempre na realização das atividades e utilização de novas tecnologias. Os 2 restantes mencionaram que não estavam aprendendo nada da forma como estava funcionando o ensino, considerando que possuem uma maior facilidade de aprendizado em sala de aula.

Certamente que cada pessoa possui uma forma mais fácil de aprender, devendo assim o profissional utilizar de todas as formas possíveis e diferentes para ministrar suas aulas. E ainda, com o avanço e implemento das novas tecnologias na seara da matemática, essas ferramentas também devem ser direcionadas a todos os alunos.

E por último foi perguntado como o professor de matemática vem realizando as atividades de forma que o aluno possa absorver o ensino da matemática, eis que as aulas realizadas remotamente dificultam a demonstração de como resolver os exercícios.

Os alunos neste ponto mencionaram que o professor de matemática se esforça em explorar todo o conteúdo abordando e repassando exercícios de forma repetidas para aprimoramento e assimilação dos alunos.

O professor ainda utiliza da plataforma moodle para encaminhar atividades, teoria, bem como de aulas virtuais através da Google Meet, utilizando a lousa interativa e gravando as aulas, sendo disponibilizado os vídeos também na plataforma moodle. Além disso, o professor produz, como forma de reforço, vídeos caseiros e ainda indica vídeos explicativos que podem ser encontrados de forma gratuita no Youtube.

Os alunos demonstraram muito interesse nas aulas ministradas pelo professor de matemática, pois são aulas diferenciadas, que chamam a atenção do aluno e no intuito de compartilhar, através da tecnologia, novos conhecimentos, contribuindo para o constante aprendizado de seus alunos.



3. CONCLUSÃO

Com a realização do presente artigo pode-se perceber na prática que avaliando o uso da tecnologia com o ensino da matemática é possível desvendar formas de aplicar os conceitos matemáticos, além de ampliar a capacidade de cada indivíduo, dominando assim a linguagem matemática.

O desafio é garantir algumas formas de pensar, compor e decompor. Esses desafios contemplam ações mentais constantes no trabalho matemático e essa interação permite discutir as diversas formas de solucionar problemas e questionar as estratégias.

Dentro dessa perspectiva, o uso de ferramentas tecnológicas, se utilizadas de maneira adequada, tornam a aprendizagem um processo dinâmico em que a experimentação, o levantamento de hipóteses, a busca por conjecturas e pela validade do percebido podem levar o aluno a construir um modo de pensar matemática que lhe seja significativo, extraindo deste aluno o medo que tem da disciplina.

Acredita ser esse um dos caminhos possíveis para desenvolver a autonomia e tornar o aprendiz, sujeito ativo e responsável pela construção do seu conhecimento.

Através da avaliação realizada com os alunos, com a aplicação de um questionário e a atividade desenvolvida em um ambiente virtual, utilizando um aplicativo de celular para concluir a atividade matemática proposta, pode-se verificar que o processo de ensino aprendizado, aliado ao processo de experimentação, organização, construção, proporciona através do uso da ferramenta maior engajamento dos alunos para aprender o conteúdo de matemática ministrado.

O ambiente de ensino da matemática pode ser estendido de forma que possibilitará maior autonomia no movimento da aprendizagem.

A participação ativa do aluno é favorecida pelas tecnologias da informática proporcionando assim novas formas de aprendizagem, modificando as relações entre professores e alunos ou entre alunos e alunos e alunos e conhecimento, sendo o professor o profissional que atuará como a ponte para aquisição e condução ao conhecimento.

A matemática aliada a transmissão do conhecimento por meio de atividades que desenvolvem autonomia, tais como uso de ferramentas tecnológicas e pedagógicas atuais, contribuem efetivamente para tornar o ambiente de aprendizagem mais agradável, melhorando a capacidade de interpretar, além de facilitar e ser necessária para a construção do conhecimento matemático do aluno.

O ensino torna-se sucesso uma vez que o professor e outros demonstram a aplicabilidade da matemática nesse mundo virtual, com o qual o aluno interage em outras tantas situações diárias, extinguindo assim, o pensamento equivocado de que a matemática é uma disciplina complicada de compreensão e difícil de assimilação.

Ao interagir de forma a demonstrar aos alunos o uso da matemática por ferramentas tecnológicas, o professor juntamente com seu aluno será capaz de construir o conhecimento e alcançar os objetivos maiores que são melhorar o pensamento, falar e escrever a linguagem matemática sem mistérios e insegurança.

Portanto, o uso das tecnologias aliada ao ensino da matemática é um desafio que indica alguns caminhos ou alternativas lógicas para favorecimento da construção do conhecimento, instrumentalizando o pensamento com acesso ao saber elaborado, permitindo que o educando se expresse e compare suas observações, suas experiências de vida diária, desenvolvendo assim uma concepção histórico-crítica-científica do mundo.

Assim, o processo de ensino aprendizagem assume um caráter dinâmico interativo entre os sujeitos envolvidos, ou seja, entre professor e aluno. Bem como possibilita modificar culturas e estruturas no espaço da escola fazendo com que ela continue assumindo o papel conhecimento integrado à era tecnológica atual.

O que se pode perceber é que com o advento das tecnologias e a forma como vem sendo trabalhado, necessário mudar o foco, ministrando e demonstrando sua utilidade aos alunos, no intuito de aguçar sua curiosidade e conhecimento.

As tecnologias atuais devem ser continuamente implantadas no conhecimento do aluno, por parte do professor, motivando, cativando e induzindo a utilização das novas ferramentas, o que tem o condão de atrair a atenção do aluno, contribuindo ainda mais para seu desenvolvimento.



4. REFERÊNCIAS



ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. 9. Ed. São Paulo: Loyola, 2020.

BETTEGA, Maria H. S., Educação Continuada na Era Digital. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2010

BRASIL. Paramêtros Curriculares Nacionais: ensino médio. Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Carvalho Dione L. Metodologia do Ensino da Matemática. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2009

MORAN, José M. Novas Tecnologias e Mediação Tecnológica. 8ª. Reimpressão. São Paulo: Papirus, 2019.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu. "Matemática é difícil": um sentido pré- construído evidenciado na fala dos alunos.